Uso medicinal do Eucalipto

Algumas espécies são chamadas de eucalipto; a Corymbia citriodora é a mais cheirosa e de onde se extrai o óleo essencial mais usado, o eucalipto limão; Eucalyptus globulus é o eucalipto comum, usado na indústria e na homeopatia – e todas essas espécies são aromáticas, com ótimas propriedades para o tratamento das enfermidades das vias respiratórias.

Os usos medicinais recomendados para o seu chá ou aromatização de ambientes tem a ver com situações como sinusite, rinite, tosse, asma, bronquite e qualquer afecção catarral pois, seu aroma melhora a função respiratória, facilitando a fluidez do catarro acumulado.

Óleo de eucalipto

O óleo de eucalipto também é recomendado, em massagens, para as dores ciáticas. O uso industrial do óleo e da essência de eucalipto está relacionado com seu poder antisséptico e aroma refrescante, sendo incluídos em desinfetantes e aromatizantes para limpeza doméstica.

O chá de eucalipto

Para fazer um chá de eucalipto você deverá colher folhas novas da planta (são as mais ricas) e acrescentar uma colher de sopa destas, picadas, a cada xícara de água fervente. Deixe repousar, tampado, por alguns minutos, coe e beba em seguida. Este chá poderá ser adoçado com mel ou temperado com limão, se for do seu gosto. Recomenda-se o consumo de até 3 xícaras do chá ao dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *